quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Sou Publicitária. Alguém sabia??

Acho que nem mesmo eu me dou conta deste fato...

A minha relação com a Publicidade não vai muito além dos 4 anos que passei assistindo aulas deste curso na FUMEC aqui em BH. Nunca soube ao certo o que me levou a esta escolha. O que sempre soube foi que escolheria a área de humanas. Uma pessoa que não sabe fazer contas básicas de cabeça não deve se arriscar muito. Meus pais imaginaram que eu seria uma Advogada de sucesso, diziam que eu tinha o poder de persuadir, que tinha bons argumentos. Eu nunca me imaginei lendo aqueles livros do Direito e eles ficaram decepcionados. Na hora H eu marquei o quadradinho da Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda.

Não me perguntem porque não o Jornalismo. Eu também me faço essa mesma pergunta há anos...

 A única resposta que eu tinha para as frequentes perguntas dessa escolha era que eu era uma pessoa criativa. OI? Alguém perguntava -  Criativa? Como assim? Aí alguém respondia por mim. Ela quer trabalhar na Globo. Oi? Quero???

Era uma confusão, ninguém entendia nada e tampouco eu estava entendo alguma coisa. O curso foi cumprido sem grandes aventuras. Era uma aluna regular, não falava muito, tinha um grupo de amigas e alguns amigos esquisitos, decidi por fazer monografia e fui oradora da homenagem aos mestres na Colação. E assim me tornei uma Publicitária.

 Naquela época ( e pouco mudou de lá pra cá) o mercado era péssimo e eu não me via inserida nele de forma alguma. Se tivesse um lugar pra mim, este com certeza seria na Redação Publicitária (por motivos óbvios que vocês já sabem) mas nem lá tinha espaço. Eu fiz uma coisinha aqui, outra ali e a carreira findou sem nem mesmo ter começado.

Uma coisa que me lembro bem durante toda a Faculdade era uma dúvida sem fim se me transferiria ou não para o curso de Moda. Optei por não fazê-lo e de certa forma não me arrependi.

9 anos se passaram desde então, eu fui, voltei, fui de novo, voltei de novo, fiquei, fui mais uma vez, pensei, logo pensei de novo, enchi o peito de coragem e assumi aquela transferência de anos atrás. A Moda estava esperando por mim.

4 anos dentro deste novo mercado, sem ter estudado nenhuma teoria, tem feito loucuras com a minha pessoa. Aprender na marra não é tão fácil assim mas é sem dúvida, muito gratificante.

Hoje em dia, fico P*** da vida comigo mesma toda vez que preciso aplicar alguma coisa no meu trabalho que aprendi (ou supostamente aprendi) lá na Fumec e simplesmente não sei. Provavelmente eu deveria estar montando Coleções imaginárias na minha cabeça.

Diante de tanta divagação, eu tenho chegado a algumas conclusões. A primeira e mais legal delas é que tem nascido dentro de mim um carinho enorme pela Publicidade e isso tem me deixado feliz. Parece que eu tenho finalmente me encontrado dentro da Profissão mesmo sem nunca tê-la exercido de fato.

Segundo, porque com essa coisera de Blogs, Instagram, Mídias Sociais em geral e minha incansável busca por coisas/pessoas legais eu tenho encontrado muita gente bacana. Não por coincidência, todas elas que me despertam atenção/admiração por algum motivo, são Publicitários.

Terceiro, porque quase 100% dessas pessoas gostam/estão envolvidas, além da Publicidade, com o mundo da Moda também.

Quarto, porque grande parte delas são Redatores Publicitários. E eu tenho o maior respeito por gente que escreve. (Ohhhh!)

Quinto, porque eu estou adorando ser uma Publicitária que trabalha com Moda!!!!!


As vezes na hora em que as coisas acontecem a gente não se dá conta, eu sempre achei que deveria ter marcado o quadradinho do Jornalismo, mas hoje eu tenho certeza que não. Pode demorar, mas a resposta certa sempre chega.


( E alguém aí, já passou por alguma coisa parecida?? Divide aqui com a gente!)

Com amor, Beta



Um comentário: