quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Inventadora de moda. Eu sou.

Me lembro como se fosse ontem das milhares de vezes que minha mãe dizia: Ah não menina pára de inventar moda!! E ela não disse isso uma ou duas vezes, foram milhares... A história era quase sempre a mesma:
- Mãe, deixa eu ir na Boite hoje? Ah não menina pára de inventar moda.
- Mãe, deixa eu ir pro rancho com uma turma de 10 malucas? Ah não menina pára de inventar moda.
- Mãe, deixa eu pintar as paredes do meu quarto de preto? Ah não menina pára de inventar moda.
- Mãe, deixa eu dormir na casa das meninas? Mãe, me ensina a dirigir? Mãe, deixa eu ir pra Disney? Mãe, deixa eu mudar pra Belo Horizonte?? Independente da pergunta, a resposta era sempre a mesma: AH NÃO MENINA PÁRA DE INVENTAR MODA!!!! O que subliminarmente significava um SIM, ou ela apenas autorizava pra ficar livre do meu falatório. Não sei.

Mas o que sei é que tantos anos escutando sempre a mesma resposta me levou ao extremo caminho oposto. Eu diria que foram traços ocultos de rebeldia, força do universo, herança de vó e um bocado de maluquice. Eu invento moda sim e literalmente.

Muuuito tempo se passou e já não escuto mais isso. Hoje eu acho que sou vista com determinada estranheza, tipo: QUE MODA É ESSA QUE ESSA MENINA TANTO INVENTA???

Essa longa introdução é pra falar um pouco do meu trabalho. Quem me conhece tá careca de saber, mas quem não me conhece (pessoalmente) já deve ter lido aqui sobre a Amour. Uma empresa ainda pequena, mas especialista em inventar moda, vender desejos, transitar nos mundos, valorizar personalidades e apoiar estilos. Tudo isso junto!! Te digo que é muito trabalho e eusinha sou responsável por um trilhão de coisas e aos pouquinhos vou dividir aqui com vocês todos os processos.

E não adianta querer começar senão do começo, confere Juca? (Meu assistente imaginário!)

Antes de qualquer coisa, DEFINA UM ESTILO, UM SEGMENTO A SER TRABALHADO. Não adianta fazer milhares de coisas, vender pra milhares de pessoas. No final ninguém vai enxergar nada. A menos que seu interesse seja ser um grande magazine, do contrário TENHA FOCO. Eu particularmente, tenho grande dificuldade com isso, quero fazer um monte de coisa e me angustio quando percebo que não consigo, ou não será viável.

No caso do estilo, eu e meu sócio (o Rê, conhecem??) somos bem parecidos, gostamos de quase as mesmas coisas e quando isso não acontece é até bom, porque nos leva a questionar o caminho a ser seguido. Exponho minha visão de mulher/consumidora compulsiva e ele de homem/observador. Funciona.

O estilo que escolhemos trabalhar foi o básico mas com informação de moda. O que seria isso? Significa que nossas peças são de modelagem básica (sem grandes recortes, misturas, assimetrias) sem deixar de lado a tendência atual (padronagens, brilhos, cores). O resultado é sempre o que faz nosso coração bater mais forte.

Eu, como mulherzinha, cara, corpo e coração da Amour não tenho como não imprimir muito do meu estilo, do que gosto, dentro da marca. Já ouvi muito das minhas amigas OI, HOJE EU TÔ VESTIDA DE BETA. Claro que tem todo aquele lado comercial que não pode ser esquecido mas produzir uma coisa que você ama e acredita já é meio caminho andado.

Hoje em dia, eu diria que o estilo da Amour é urbano com um perfume romântico e pitadas de rebeldia. É urbano porque é pra transitar facilmente tanto na Praça Sete quanto pra jantar no Taste Vin, é romântico porque eu acredito que por trás de cada estilo existam corações apaixonados e sonhadores e eles muitas vezes, se expressam através de vestidinhos fofos e o toque de rebeldia porque nada melhor do que ir na contramão, o que não quer dizer estar no mau caminho. Isso significa usar a camisa lilás que exala fofura com um short de couro.

Não é fácil chegar a essas conclusões, não é simplesmente sonhar, acordar e ir lá fazer. O mercado lá fora vai te dizer se você está no caminho certo ou não, se estiver, ótimo, se não, é hora de repensar esse caminho.






Essas referências mostram um pouco do estilo da Amour. Quem teve a sensibilidade de juntá-las foi a nossa Designer querida Laura. Depois de muita conversa, muita história, muita roupa, ela conseguiu definir. E eu posso me ver e ver as roupas da Amour inseridas nesse contexto! Genial!!


Gostaram desse blá blá blá todo? Fui muito viajandona?? Cabeça fértil demais dá nisso....
Agora, só iamgino um diálogo: Mãe, posso ter uma marca de roupa?? Ah menina vai inventar moda pra lá!


3 comentários: