quarta-feira, 15 de junho de 2011

Deal or No Deal

     Quem trabalha diretamente com o público talvez já tenha vivido ou presenciado cenas "digamos" engraçadas. Fala-se muito do atendimento em lojas, de como uma vendedora deve ou não agir, se comportar, se mover. Realmente o relacionamento clienteXvendedor é muito complicado.
     Não sou doutora no assunto mas me identifico com o tema. Sou consumidora exigente e também sou vendedora. (Abre parêntese gigante: Muita gente tem verdadeiro horror só de ouvir ou pronunciar a palavra, acha que desvaloriza, que não tem nenhum glamour, ou sei lá o que. Eu bem poderia dizer que trabalho na área comercial da empresa, ou que estou representando a marca X, ou que sou responsável pelo relacionamento com os clientes.... etc, etc. Mas não gosto disso. Eu sou vendedora por formação, afinal, se não vender, o que fazem os publicitários? Fecha parêntesi gigante)
     Por viver a realidade desses dois mundos posso falar com conhecimento de causa que é muito fácil julgar, difícil é assumir o lugar do outro.
     A vendedora tem que ser quase mágica, ter um sorriso simpático grudado no rosto, se mover com delicadeza porque qualquer gesto brusco pode assustar (e antipatizar) o cliente. A vendedora mulher não sofre de TPM (ser evoluído), não expressa opinião e não tem dias difíceis.
    O cliente por sua vez, também não pode entrar só pra dar uma olhadinha, se sabe que já estorou o limite do cartão, melhor nem se tentar. Se achou caro, não precisa desvalorizar o produto na cara do vendedor, se está com pressa, não precisa folhear a arara com desdém. Se foi recepcionado, gentileza responder.
    Existem vendedoras, ótimas vendedoras e outras nem tanto. Existem empresas com suas políticas específicas (lembrando que quase sempre as vendedoras são treinadas). E existem clientes!
     Eu amo comprar, adoro ser bem atendida, faço questão de agradecer um bom atendimento e se não estou em um dia bom, procuro não descontar no vendedor.
     Eu também adoro vender, é uma satisfação enorme ver que alguém gostou do que você ofereceu (seja produto ou serviço). É muito gratificante quando o cliente volta e volta e volta e o relacionamento flui com leveza. Um porque sabe como vai ser recebido e o outro porque já conhece e sabe o que vai oferecer. É legal quando identifico o estilo da cliente e vejo que ela fica feliz com as minhas sugestões. E óbvio, se não estou em um dia bom, procuro não descontar na cliente.
     E nesse cenário cheio de opiniões o melhor é entendermos as partes e celebrarmos o bom senso!
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário